O QUE É AVC ?



O que é AVC?

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Tipos de AVC

  • Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro
  • Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.

Sintomas de AVC

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Tratamento de AVC

O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por um AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais. Seja qual for o tipo do acidente, as consequências são bastante danosas. Além de estar entre as principais causas de morte mundiais, o AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas.
Conforme a região cerebral atingida, bem como de acordo com a extensão das lesões, o AVC pode oscilar entre dois opostos. Os de menor intensidade praticamente não deixam sequelas. Os mais graves, todavia, podem levar as pessoas à morte ou a um estado de absoluta dependência, sem condições, por vezes, de nem mesmo sair da cama.
A pessoa pode sofrer diversas complicações, como alterações comportamentais e cognitivas, dificuldades na fala, dificuldade para se alimentar, constipação intestinal, epilepsia vascular,depressão e outras implicações decorrentes da imobilidade e pelo acometimento muscular. Um dos fatores determinantes para os tipos de consequências provocadas é o tempo decorrido entre o início do AVC e o recebimento do tratamento necessário. Para que o risco de sequelas seja significativamente reduzido, o correto é que a vítima seja levada imediatamente ao hospital.
Os danos são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de 3 horas para ser iniciado.

HEMODIÁLISE

hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.
                                 


Basicamente a separação por diálise é um processo lento que depende das diferenças entre o tamanho das partículas e entre os índices de difusão dos componentes coloidais e cristaloidais. Quando uma mistura é posta num recipiente de colódiopergaminho, ou celofane e submersa em água, os íons e pequenas moléculas atravessam a membrana, deixando as partículas coloidais no interior do recipiente.

Máquina de hemodiálise
Na hemodiálise, o sangue é obtido por um acesso vascular, unindo uma veia e uma artéria superficial do braço (cateter venoso central ou fístula artério-venosa) e impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise, também conhecido como dialisador. No dialisador, o sangue é exposto à solução de diálise (também conhecida como dialisato) através de uma membrana semipermeável, permitindo assim, as trocas de substâncias entre o sangue e o dialisato. Após ser retirado do paciente e filtrado pelo dialisador, o sangue é então devolvido ao paciente pelo acesso vascular.
As máquinas de hemodiálise possuem vários sensores que tornam o procedimento seguro e eficaz. Os principais dispositivos presentes nas máquinas de diálise são: monitor de pressão, temperatura, condutividade do dialisato, volume de ultrafiltração, detector de ar, etc.
Uma sessão convencional de hemodiálise tem, em média, a duração de 4 horas e freqüência de três vezes por semana. Entretanto, de acordo com as necessidades de cada paciente, a sessão de hemodiálise pode durar três horas e meia ou até mesmo cinco horas, e a freqüência pode variar de duas vezes por semana até hemodiálise diária em casos selecionados

VI O AVC DE PERTO !!! QUE DESESPERO !!!

   Em agosto de 2011 estávamos jantando, e estranhamente justo nesse dia eu não quis fazer o prato predileto do Marcelo , sempre faço o que ele quer , mas como ele não pode comer comidas fortes achei que o cardápio já estava bom pois tinha arroz branco purê recheado gratinado ao forno com bastante queijo uma saladinha rica em folhas verdes e ele teimava em querer o frango temperado no limão com molho de tomate coberto com queijo feito na própria frigideira é uma delicia , mais muito forte para ele, então como não quis fazer lá foi ele temperar o frango e com insistência terminei fazendo.
   Bom, no meio da janta conversando normalmente ele começa a rir sem motivo e com dificuldade em segurar o garfo o deixou cair , estranhei mas não imaginava o que estava acontecendo, como ele é brincalhão e vive fazendo graças pensei que era mais uma das suas brincadeiras , até que ele cai no chão e começa a dar gargalhadas , eu então ainda não sabendo o que estava havendo fique brigando com ele , dizendo levanta !, para com graça você está assustando o menino ( nosso filho) e então ele ainda rindo falou para leva-lo até o quarto. Como ele já havia desmaiado uma vez pensei que poderia ser isso então levantei ele e levei para o quarto , já desesperada comecei a entrar em pânico , pois meu menino já chorando muito,eu ficava mais desesperada ainda.
    Eu que  já sou naturalmente nervosa , imaginem como não fiquei , ele na cama , e meu menino chorando peguei o telefone e não conseguia fazer um telefonema se quer de tanto tremer , quando fui no quarto falar com ele e ver como estava ,  olho ele que já se encontrava com a boca toda torta , foi quando graças a Deus minha mãe estava chegando e me ajudou a pedia ajuda.
    Meu irmão chegou em seguida, pediu ajuda a um vizinho que ajudou a pega-lo na cama pois já não estava mais andando e o colocou no carro , minha mãe carregando ele no colo babando para um hospital , estava começando uma verdadeira noite do terror.
    Chegando no hospital foi constatado que ele teve AVC hemorrágico (rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro).ficou 4 dias na U.T.I com cuidados especias porque além de ter tido um AVC ele faz hemodialise 3 vezes por semana há 13 anos . Quando saiu da U.T.I  ficou internado num longo processo de recuperação, nesse intervalo de tempo e mesmo assim hoje ele se encontra com o lado esquerdo paralisado , começando a andar com ajuda da muleta e se recuperando aos poucos , esta difícil pois hoje ele não quer mais fazer fisioterapia , está desanimado, e sinceramente eu acho que ele ainda tem chances em voltar a mexer os braços e a mão, mas infelizmente não depende de mim.
    Achamos que foi por conta da comida forte e do frango que ele havia temperado, mas o médico afirmou que seria a falta do remédio de pressão que ele mentia que tomava e não estava tomando por ser teimoso , na duvida acabamos adotando o nome do prato de frango do AVC .Não sei mais o que faço tento ajuda-lo fazendo exercícios com ele mas ele não quer se diz desanimado com apenas 36 anos não tem força de vontade e complica toda minha ajuda , só Deus mesmo para me dar forças para aguentar tudo isso !!! não só por ele mais pelo meu filho !!
 Se você quer saber tudo sobre AVC ou Hemodiálise veja a matéria que postei no meu post vida e saúde.

DIFICULDADE EM ENTENDER AS PESSOAS

    As vezes me pergunto porque as pessoas tornam o mundo mais difícil do que já é, porque pessoas que tem muito são mesquinhas e não ajudam as outras , e ao mesmo tempo pessoas que tem tão pouco querem ajudar sem poder . Me pergunto porque quem tem chance de ser feliz consegue de alguma forma não ser, complicando sua vida de tal maneira a ponto de achar que esta cheia de problemas sendo que do outro lado há pessoas com problemas de verdade sofrendo  por não terem a mesma oportunidades de serem felizes e mesmo assim estão lutando a cada dia e se esforçando para viver,  e mesmo assim ainda encontram motivos para sorrirem . As vezes as pessoas não enxergam seus defeitos e acusam outras por terem vários , pois é! assim fica mais fácil poderem fugir das suas culpas , essas pessoas apontam para outras ditando suas opiniões como se fossem as pessoas mais dignas que já existiram como se fossem as pessoas mais certas de si e como se nunca tivessem passado na vida maus momentos e dificuldades , não falo só em dificuldades financeiras mais sim dificuldades sentimentais , dificuldade em não saber quem são realmente e o que querem da vida. 
     Para essas pessoas que não enxergam a vida como ela é , que vive num mundo de ilusões , que se acha por estar em um andar acima meu único sentimento é pena !!
olha para traz!! veja o que você já foi, o que você viveu , o que você já sentiu um dia , não vire a cara para as pessoas porque hoje você não é mais a mesma , não seja desonesta, orgulhosa, egoista , não seja mesquinha sendo que tem toda a felicidade do mundo e diz que esta sofrendo , pense nisso, pense que em vez de ficar se lamentando viva a sua vida , viva intensamente desfrutando todos os momentos , porque com certeza aquele que não tem a mesma oportunidade             que a sua de viver intensamente se tivesse em seu lugar seria a melhor e mais feliz das pessoas.       Você acha que seus problemas são muitos , é porque você não viu as dos outros. Gostaria de trocar de lugar ? acho que não né, então pare de ser hipócrita! , pare de se lamentar! vá fazer obras , ajudar alguém que precise ,tenho certeza que se sentirá mais útil em sua vida, olhe para o lado e você verá que sofrimento é o que as pessoas estão passando por ai, veja na televisão nos jornais !! isso sim é sofrimento.
   Isso serviu para você? então se liga olhe para sua vida , pergunta para si mesma se você é uma pessoa feliz mesmo tendo de tudo , você tem filhos? se tem pergunte a si mesma se é ou foi boa mãe , Se você é uma boa filha , se é uma boa esposa , se é realmente você , é principalmente quem é realmente você.